A Copa América 2019 está chegando e será realizada em nosso território — o que a torna esta competição ainda mais especial, não é mesmo? Nós do Clube da Aposta acompanharemos de perto esse evento com lives e prognósticos, juntamente com o apoio de nossa parceira Betmotion.
Neste artigo inicial, falaremos sobre a história, regulamento, curiosidades e tudo que envolve este torneio. No final do texto, vamos deixar também os links para você acessar os nossos guias com as análises completas sobre cada seleção da Copa América.
Aproveite todo esse conteúdo para analisar os grupos e o chaveamento, encontrando assim boas oportunidades de apostas. Neste caso, você pode explorar a Betmotion, uma das boas plataformas online para investir nessa edição da Copa América.
A história da Copa América
A Conmebol Copa América foi disputada pela primeira vez em uma edição teste em 1910. Entretanto, teve a sua primeira edição oficial entre os dias 2 e 17 de julho de 1916, como parte das comemorações do centenário da independência da Argentina. Além do país anfitrião, participaram também o Chile, o Uruguai e o Brasil.
Desde sua primeira edição até 1967, o torneio era chamado de Campeonato Sul-Americano de Seleções. A primeira edição terminou com o título do Uruguai, depois de um empate em 0 a 0 com a Argentina no jogo decisivo, disputado no estádio do Racing Club de Avellaneda.
A partir de 1975, em sua 30ª edição, o torneio passou a se chamar oficialmente CONMEBOL Copa América. Com a troca do nome houve também a mudança no sistema de disputa. O sistema por pontos corridos foi substituído por um formato parecido com o da Copa do Mundo da FIFA: fase classificatória, com as seleções distribuídas em grupos, seguida de fases eliminatórias.
Quem são os participantes e convidados da Copa América?
No ano de 1993, pela primeira vez, houve participação de seleções de fora da América do Sul quando Estados Unidos e México foram os convidados. Na edição centenária, em 2016, estiveram presentes seis equipes convidadas, um recorde na história da competição: Costa Rica, EUA, Haiti, Jamaica, México e Panamá.
Na Copa América 2019 foram outros dois convidados. Em primeiro lugar, o Catar, sede da Copa do Mundo 2022. Além disso, também houve a participação do atual campeão da Copa da Ásia: o Japão.
Até por conta da questão de saúde que o mundo enfrenta desde a explosão da pandemia da COVID-19, não teremos seleções convidadas na edição de 2021. Todas as dez seleções participantes, afinal, são filiadas à Conmebol.
Os títulos da Copa América
Ao longo de 45 edições, incluindo a Copa América Centenário de 2016, onde o Chile foi o Bicampeão, o Uruguai é o primeiro e o maior campeão da competição. São, afinal, 15 títulos conquistados. Em segundo lugar está a Argentina, com 14 títulos. O Brasil, atual campeão da competição, soma nove conquistas.
Veja a lista completa de vencedores da Copa América desde o início da sua disputa:
- Uruguai: 15 títulos
- Argentina: 14 títulos
- Brasil: 9 títulos
- Chile: 2 títulos
- Paraguai: 2 títulos
- Peru: 2 títulos
- Colômbia: 1 título
- Bolívia: 1 título
Regulamento da Copa América 2021
Bem como acontece na Copa do Mundo, as dez equipes participantes desta edição estão divididas em dois grupos (A e B). Os grupos contém cinco equipes das quais quatro se classificam para o mata-mata. Pois é: apenas uma equipe será eliminada após os quatro jogos iniciais. Bizarro, não?
Ao final destes confrontos, classificam-se os quatro primeiros colocados de cada grupo. Com base nas posições, também serão definidos os confrontos da próxima fase (primeiro vs. quarto e segundo vs. terceiro). Todos eles formam, portanto, as quartas de finais. As partidas então são realizadas em jogo único até a grande final.
Análise dos grupos da Copa América 2021
Como você já está acostumado, sempre trazemos análises completas das principais competições de futebol do planeta. E, obviamente, não poderia ser diferente para essa edição da Copa América. Nossos especialistas montaram um guia para cada grupo, reunidos a seguir. Você pode acessar a análise completa através dos botões abaixo.
Grupo A
O grupo A é a chave dos dois maiores campeões da competição: Argentina e Uruguai. Os gigantes do continente também terão a companhia de Chile e Paraguai como favoritos a avançar. Quem corre por fora é a Bolívia que, sem a sua forte altitude, terá muita dificuldade em tirar a vaga dos seus concorrentes.
Grupo B
A chave do Brasil tem como principal oponente a Colômbia, país que originalmente seria a sede a competição. Como a disputa veio para território brasileiro, o favoritismo é todo da nossa seleção. Peru, Equador e Venezuela não devem incomodar a dupla mais cotada para disputar o título.
Aposte na Copa América 2021!
Agora que você já está totalmente informado de tudo que envolve este grande torneio, não deixe de criar sua conta na Betmotion e fazer sua aposta no campeão da Copa América em 2021 com nossos especialistas!