Clube da Aposta Clube da Aposta menu  

Fan Token: o que é e como comprar as moedas dos times de futebol?

Autor
Por Roberto Tavares

Faça parte da maior comunidade de apostas on-line do Brasil

Não é novidade que o PSG tenha contratado o craque argentino Lionel Messi. O que você talvez não saiba é que o Paris Saint-Germain Fan Token ($PSG) foi utilizado como forma de pagamento nesta negociação.

Apesar de as criptomoedas terem mais de uma década de existência, a criação de tokens para clubes de futebol — e também de outros esportes — é novidade tanto para os fãs, como para investidores.

Além do gigante francês, Barcelona, Juventus, Milan, Roma, Atlético de Madrid e até brasileiros como Corinthians, Flamengo, São Paulo e Galo também entraram na onda.

Mas afinal, o que são os Fan Tokens? Vale a pena comprar Fan Tokens? Seria esse um bom investimento? Este artigo vai te explicar melhor esse ativo e ajudar então a tomar a melhor decisão.

Conheça o trading esportivo, uma nova modalidade de investimento

O Clube da Aposta já tem mais de 10 anos de mercado e oferece muito conteúdo gratuito para que você possa aprender sobre o trading esportivo. Um deles é o Curso Introdução ao Trading Esportivo. Clique no botão abaixo para se cadastrar no treinamento e começar a aprender agora mesmo:

O que é um Fan Token?

O Que E Fantoken O Fan Token é um criptoativo que permite inúmeras interações com o criador do token. Veja alguns exemplos de situações e benefícios que ele pode oferecer:

  • Votação de camisa
  • Desconto em produtos
  • Acesso a conteúdos exclusivos
  • Entre outros

Ou seja, tudo o que a imaginação e a capacidade do clube ou instituição puder produzir. Quem compra um Fan Token está comprando um criptoativo geralmente limitado, que pode ou não se valorizar ao longo do tempo.

Fan Tokens são um bom investimento?

Antes de responder essa pergunta é preciso entrar em um papo um pouquinho mais técnico sobre o mundo das criptomoedas. Se você já é um expert no assunto, pode pular essa parte. Caso contrário, não perca a oportunidade de aprender um pouquinho sobre este mercado que capitaliza, no momento em que escrevemos este artigo, um total de 2,4 trilhões de dólares.

Criptomoedas, blockchains e tokens

Criptomoedas Blockchains Tokens

A primeira criptomoeda criada foi o Bitcoin (BTC), que atualmente capitaliza mais de um trilhão de dólares. Para que as transações desta criptomoeda pudessem ser confiáveis, permanentes e invioláveis, foi criada uma estrutura chamada de Blockchain.

Uma Blockchain funciona como um livro contábil, que pode ser acessado e verificado por todos na rede. Além da Blockchain do BTC existem várias outras, entre elas a rede Ethereum (ETH) — e é nesta rede que os Fan Tokens são negociados.

É possível ganhar dinheiro com os Fan Tokens?

Ganhar Dinheiro Fan Tokens

Quem comprou o Fan Token do PSG no seu lançamento na Binance, a maior corretora do mundo da modalidade, e vendeu na alta histórica, obteve um lucro superior a 1000%.

Da sua alta histórica até o presente momento, o preço sofreu diversas alterações, seja pela realização de lucro de quem investiu no começo, seja pela contratação estrondosa de Lionel Messi e da popularização dos Fan Tokens.

O fato é que o objetivo do Fan Token não é gerar lucros para o investidor, mas sim oferecer benefícios para o torcedor. De qualquer modo, é possível estar atento à movimentação dos clubes que entraram neste negócio e aproveitar boas oportunidades.

Contratações, classificação para competições de grande audiência, lançamento de produtos e serviços podem ser bons indicativos de valorização destes criptoativos.

O Fan Token se valoriza com o resultado de campo?

Por ser uma tecnologia relativamente nova, ainda é cedo para saber o comportamento exato do Fan Token em relação aos jogos de futebol. Ou seja, olhando para os resultados esportivos.

Para descobrir se vitórias, empates ou derrotas influenciam no preço dos criptoativos, nós acompanhamos algumas partidas da Champions League em 19 de Outubro de 2021.

Em alguns casos parece haver uma correlação, mas ainda é cedo para afirmar que resultados esportivos fazem um Fan Token valorizar ou desvalorizar. Vamos conferir alguns exemplos.

PSG vs. RB Leipzig: correlação dos Fan Tokens?

Correlacao Fan Token

No canto esquerdo da imagem acima, podemos ver o gráfico do mercado do Fan Token $PSG, com o tempo gráfico de uma hora. Já do lado direito, temos então o resultado da partida no SofaScore.

Neste momento, com o empate, o PSG estava em segundo lugar no grupo A, que também conta com o forte Manchester City. A moeda do PSG, com o resultado parcial, estava cotada em $23,35.

Veja então o que aconteceu após o RB Leipzig marcar o segundo gol e deixar o PSG em situação complicada na chave: o preço vai para $23,25, uma desvalorização de 0,41%.

Chave Psg

Logo no começo deste artigo falamos de Lionel Messi. E eis que o gênio aparece novamente. Aos 67′, gol do PSG e o mercado parece reagir, ainda de forma tímida.

Lionel Messi Fan Token

Sete minutos depois, aos 74′, Lionel Messi marca novamente e vira o jogo! 3×2 para o PSG. Após a virada, o Fan Token $PSG valorizou cerca de 0,5%.

Marca Vira Jogo Fan Token

Derrotas desvalorizaram Milan e Atlético de Madrid

No exemplo anterior, aparentemente há uma correlação esportiva com as moedas digitais. Afinal, o $PSG se desvalorizou com um resultado negativo e, após a virada, teve uma correção positiva.

No entanto, será que há algum tipo de relação direta? Ou foi mera casualidade? Não há como saber em uma rodada isolada, mas abaixo vemos um outro exemplo.

Derrotas Desvalorizaram Milan Atletico Madrid

O Porto venceu o Milan por 1×0 e o Fan Tokan $ACM, do time italiano, desvalorizou em quase 2%.

O mesmo aconteceu com o Atlético de Madrid. Na derrota sofrida por 2×3 para o Liverpool, em casa, o token $ATM desvalorizou em mais de 2%.

Desvalorizou Fan Token

Nem toda vitória valoriza o Fan Token…

Até então parecia haver uma relação entre o resultado de campo e o valor do criptoativo. No entanto, ao analisar com um pouco mais de cuidado, podemos verificar que mesmo os clubes que venceram tiveram queda no valor dos seus Fan Tokens. É o caso do Manchester City, que lançou o Fan Token $CITY.

Nem Toda Vitoria Valoriza Fan Token

O mesmo aconteceu com a Internazionale, que teve o seu Fan Token desvalorizando mesmo confirmando o seu favoritismo diante do Sheriff.

Fan Token Desvalorizando Mesmo Confirmando Favoritismo

Ainda é cedo, portanto, para afirmar que vitórias, empates e derrotas podem movimentar os preços das moedas digitais dos clubes de futebol. Entretanto, as variações parecem estar muito mais conectadas ao mercado como um todo do que com gols a favor ou contra.

O Clubão seguirá monitorando esse mercado. Dessa forma, caso haja outra conclusão sobre o tema avisaremos em um novo conteúdo. Portanto, fique atento ao nosso blog! ;)

Afinal, vale a pena comprar Fan Token?

Se o seu clube do coração lançou um criptoativo e os benefícios que ele te entrega são valiosos pra você, por que não? Pode ser uma forma de intensificar o relacionamento com a sua paixão esportiva.

Por outro lado, se o seu objetivo é ganhar dinheiro, é preciso ter alguns cuidados. Diversos fatores podem influenciar positiva e negativamente no preço. Não se iluda com altas infinitas, nem com quedas destruidoras. Tudo tem um porquê.

Quantidade de tokens, preço e tamanho da torcida

Cada clube define a quantidade de criptoativos que irá disponibilizar no mercado. O PSG, por exemplo, soltou um total de 20 milhões de tokens. Destes, apenas 16% estão em circulação, enquanto que o restante deve ser mantido nas mãos do próprio clube. É provável que, aos poucos, os demais tokens sejam inseridos no mercado — e o que irá dizer se o preço sobe ou desce é a demanda.

Quantidade Tokens Preco Tamanho Torcida

Agora vamos analisar o Fan Token BAR, do Barcelona. Nos seus momentos iniciais, o preço do ativo esteve abaixo de três dólares. Após ser listado na Binance, atingiu um topo histórico de $53,64.

Para quem comprou na baixa e vendeu na alta, excelente negócio! Já pra quem deixou a emoção tomar conta e comprou na listagem da maior corretora do mundo, o prejuízo acumulado até a data de produção deste artigo era de até 55%.

Excelente Negocio Fan Token

Além dos grandes europeus, clubes de menor expressão também criaram seus tokens. É o caso do Novara Calcio, que disputa a Série C do campeonato italiano.

O torcedor que comprar o $NOV — sigla que identifica o Fan Token — poderá ter direito a voto, recompensas exclusivas e outros benefícios. Entretanto, é quase impossível encontrar informações estatísticas sobre o tamanho e o engajamento da sua torcida. Neste caso, se você pensa em ganhar dinheiro, é melhor fugir.

Identifica Fan Token

Como comprar Fan Token?

Se você quer comprar estes ativos, seja porque o seu time do coração lançou o Fan Token, seja porque você acredita na valorização e quer lucrar com o negócio, existem algumas opções.

A primeira delas é ter uma conta na Binance. Por lá você consegue negociar $PSG, $BAR, $JUV, $ACM e outros. Além da Binance, você também encontra Fan Tokens no Mercado Bitcoin e na própria plataforma do socios.com, onde você poderá baixar o app e fazer as negociações.

Caso escolha a última opção, será necessário ter em carteira a moeda Chilliz. É com ela que você poderá comprar os mais diversos Fan Tokens.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre Fan Token?

Esta é a primeira vez que falamos sobre criptomoedas aqui no Clube da Aposta. Entretanto, a nossa equipe conhece do tema e está pronta para te ajudar a descobrir formas de investir e ganhar dinheiro neste mercado.

Se você quer saber mais sobre esse mercado é só deixar um comentário que em breve novos textos e vídeos estarão disponíveis.

Lembrando que, caso queira negociar investimentos em jogos de futebol, isso já é possível por meio da Betfair, a maior bolsa esportiva do mundo. Caso queira conhecer o universo do trading esportivo, clique no banner abaixo para criar sua conta na plataforma.

Betfair

Bônus de R$200 por tempo limitado!

Curso.png

Aprenda a apostar agora!

Cursos Gratuitos sobre apostas esportivas.

Escrito por

Autor
Roberto Tavares

Graduado em Tecnologia em Transporte Aéreo e especialista em logística. Torcedor de arquibancada, tem o futebol como a sua maior paixão, hobbie e faz do trading esportivo sua principal fonte de renda. Especialista nas match odds, aprofundou seus estudos neste mercado, mas atua com sucesso também nos mercados Under Goals e Correct Score. O Roberto é um nerd do trading.

> Veja outros artigos criados por Roberto Tavares
Newsletter
Newsletter

Receba o melhor conteúdo sobre Apostas Esportivas On-line direto na sua caixa de email

Gosta de Trading?

Se você gosta do conteúdo do Clube, nosso principal canal para te ajudar é nossa lista VIP de emails. Sempre com dicas, artigos, vídeos, ebooks e cursos. Seja o primeiro a receber, cadastrando-se abaixo:

x