Para quem já está no trading há algum tempo, é fácil notar que a análise de jogo, mesmo em momentos onde não estamos trabalhado, é totalmente diferente da que fazíamos antes de começar na Betfair.
Isso porque passamos a olhar para uma partida como quem tenta simular ações futuras e resultados prováveis. Entretanto, apesar disso, muitos não notam que, para cada forma de trabalho, é necessário dividir o jogo em algumas partes. É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje.
Você já pensou em trabalhar ao vivo com os nossos traders?Pois saiba que isso é possível por meio do EV+. Esse é o nosso treinamento avançado que conta com o acompanhamento ao vivo, em tempo real, pelo Discord. Clique no botão abaixo para conhecer o curso sem compromisso:
Como dividir um jogo de futebol em 5 partes?
As estratégias de trading esportivo despertam muita curiosidade entre os apostadores. No entanto, elas se tornam mais eficazes quando conseguimos aliar um bom momento da partida com um mercado também a nosso favor.
Para que tudo fique mais claro, peguei um exemplo de partida entre Brugge vs. Galatasaray, realizada no agora distante ano de 2019, em que gostaria de trabalhar o Back ao Favorito, uma das minhas estratégias favoritas de trading esportivo.
Parte 1 • 0 aos 30 minutos
Chamaria este range de “fase de expectativa”. Normalmente, quando uma partida se inicia, temos uma projeção do que deve acontecer. No geral, o mercado concorda com a nossa visão. Uma equipe que começa com odds por volta de @1.80 deve dominar as ações, propor o jogo e finalizar com perigo.
Ou seja, a expectativa que o mercado cria é: estar a favor de um gol desta equipe paga bem, logo, caso a equipe domine as ações, ofereça perigo e não dê chances de criação para o adversário, estarei a favor deles.
Caso se confirme, o mercado fica “lateralizado” até a próxima faixa de tempo — e temos aí um bom exemplo de back ao favorito. Se a expectativa não se cumpre, com um jogo equilibrado ou com o underdog melhor, o mercado começa a mexer. Quanto melhor o time de fora, mais a odd do favorito sobe (nesta situação eu costumo só olhar o jogo).
Parte 2 • 30 aos 45 minutos
Nos quinze minutos finais do primeiro tempo, nós temos a “fase de desconfiança”. Quando se aproxima o final de um tempo, onde as equipes retornam para o vestiário e ouvem as instruções do técnico, o mercado começa a tomar providências mais enérgicas para corrigir as cotações.
Simulando uma partida empatada em 0x0, é aqui que, mesmo quando o favorito cumpriu a expectativa de ser o melhor em campo, costuma ter suas odds alteradas. É como se o mercado falasse “não marcou até aqui, então talvez valha a pena fechar”.
Se todos que estavam em back resolvem sair de suas posições, naturalmente o mercado sobe. Quanto mais próximo dos 45 minutos, mais evidente fica a desconfiança sob o favorito.
Você já pensou em trabalhar ao vivo com os nossos traders?Pois saiba que isso é possível por meio do EV+. Esse é o nosso treinamento avançado que conta com o acompanhamento ao vivo, em tempo real, pelo Discord. Clique no botão abaixo para conhecer o curso sem compromisso:
Parte 3 • 45 aos 60 minutos
Quando começa o segundo tempo e as equipes colocam em prática as opções da comissão técnica, costuma ser fácil detectar logo nos primeiros minutos qual é a intenção de cada equipe.
Chamo este momento de “fase do impacto”, que é quando o resultado final do jogo começa a ser desenhado e onde o mercado toma providências para estar de acordo com isso. Caso o favorito cumpra com as expectativas, o mercado também é lateral como na ‘fase da expectativa’, mas pode sofrer alterações com a perda de volume de jogo do mandante.
No primeiro tempo, a fase inicial dura 30 minutos. Já no segundo tempo, esta mesma fase dura 15 minutos. Ou seja, o mercado pode reagir muito mais rápido, mesmo com uma situação de jogo idêntica. Como o mercado aqui é mais violento, seja na variação ou com gols (contra ou a favor), a recomendação é que a stake seja reduzida para acompanhar o risco vs. recompensa.
Parte 4 • 60 aos 80 minutos
Recomendo evitar esta faixa de tempo. Muitos gols saem aqui, é verdade, mas na “fase do desespero” o mercado reage a cada lance. Um canto, uma falta, um contra-ataque e as odds sofrem grandes variações.
Aqui, o padrão de jogo não importa muito e a maioria dos traders está mais de olho “no que pode pagar” do que “no que pode me tomar”. Os olhos brilham com aquelas odds próximas ou acima de @3, mas logo lacrimejam com aquela rajada a @3.30 com um lance. Você até visualiza o padrão, mas se vê obrigado a sair logo do mercado pois bateu o stop-loss e você nem viu.
Parte 5 • 80 minutos até o fim do jogo
A “fase do agora ou nunca” é interessante para quem se manteve na gestão — e oferece grandes recompensas com um risco baixo. É aqui onde as coisas se decidem e, se houve uma equipe melhor o jogo todo, é natural que a pressão seja alta neste momento da partida.
Quem já está em green pode aproveitar este momento para alavancar e, quem ainda não teve oportunidade, pode encontrar aqui situações de muito valor.
Geralmente, eu costumo analisar o jogo dos 60 aos 80, na “fase do desespero”, para deixar o mercado subir tudo o que ele acha que deve e pegar a odd lá no alto para deixar correr, limitando o possível prejuízo e pegando uma variação extremamente positiva quando vem ao meu favor.
Entendeu como dividir um jogo de futebol em 5 partes?
Uma partida de futebol é como uma tela em branco, com um desenho base feito à lápis. O quadro é pintado em 90 minutos — e cada momento do jogo representa uma parte da pintura.
O trabalho do trader é analisar se o que foi previsto está sendo cumprido, e não somos obrigados a comprar o quadro se a pintura for mal feita. O trader que escolhe investir somente nas partidas em que as exigências foram cumpridas e superadas obtém sucesso.
Já aquele que percebe que as coisas vão mal, mas cria fatores subjetivos que dizem a ele que “agora vai mal, mas no fim vai dar certo”, está fadado ao fracasso.
Curtiu essa abordagem de um jogo de futebol em 5 partes? Ao utilizá-la, como eu fiz neste artigo, você certamente vai conseguir explorar muito melhor as suas estratégias de trading esportivo. Ou então pode se juntar a nós no EV+ Trading Esportivo e aprender novas técnicas para o seu portfólio.
*Este artigo foi publicado originalmente na Bets Magazine. Você pode conferir a matéria completa neste link. A reprodução pelo Clube da Aposta foi autorizada pelo próprio autor.