Todo ano as 30 equipes da NBA tem o direito de selecionar dois jogadores vindo da universidade ou jogadores internacionais. Durante a temporada, essas escolhas podem ser envolvidas em trocas. Este evento é conhecido como o Draft da NBA. Vamos entender então como funciona esse evento tão importante que, atualmente, é considerado quase que um show.
Se você não entende muito de basquete e tem interesse em aprender mais, confere os artigos abaixo antes de seguirmos com o tema do Draft da NBA:
- Principais regras e fundamentos do basquete
- Aprendendo a diferenciar o basquete FIBA, a NBA e a NCAA
Elegibilidade para o Draft da NBA
De fato, as regras de elegibilidade para os jogadores que tem interesse em entrar para a NBA mudou muito com o tempo. Hoje, nenhum jogador pode ter um contrato com a NBA com menos de 19 anos até o fim do ano em que o draft foi realizado. As principais formas de ser elegível para o draft são:
- Ter pelo menos 19 anos e ao menos um ano da formatura do ensino médio;
- Jogar pelo menos um ano na universidade;
- Completar quatro anos na universidade;
- Se o jogador for internacional (que não participou do college americano), ter pelo menos 22 anos até o fim do ano em que o draft foi realizado;
- Se o jogador for internacional e menos de 19 anos, mas com um contrato profissional.
Loteria do Draft da NBA
Todas as 14 equipes que não participaram dos playoffs da temporada participam da loteria do evento para determinar a ordem para o Draft da NBA. Entretanto, as chances de conseguir a melhor posição variam de acordo com o recorde da equipe na temporada regular.
Anteriormente as equipes com pior recorde recebiam a primeira escolha. Então, a liga inseriu a loteria do Draft em 1985. Assim, essa seria uma forma de reduzir as tentativas das equipes de perderem de propósito para ficar com a primeira escolha.
A loteria do Draft geralmente acontece em maio e funciona da seguinte forma:
- 1: 14% de chance de receber a #1 escolha
- 2: 14% de chance
- 3: 14% de chance
- 4: 12,5% de chance
- 5: 10% de chance
- 6: 9% de chance
- 7: 7,5% de chance
- 8: 6% de chance
- 9: 4,5% de chance
- 10: 3% de chance
- 11: 2% de chance
- 12: 1,5% de chance
- 13 1% de chance
- 14: 0,5% de chance
Onde a equipe 1 foi aquela com a pior campanha durante a temporada regular. A mudança mais sensível em relação a última temporada foi diminuir a chance da pior equipe ter a primeira escolha. Sendo assim, uma forma de aumentar a competitividade da liga.
NBA Draft Combine
É um evento que acontece todo ano após a loteria e antes do Draft. Este evento é uma forma de avaliar as condições físicas dos jogadores para os treinadores e scouts. Sendo assim, a performance do atleta é utilizado como parâmetro para a posição dele no Draft, assim como salário e o futuro dele na liga.
Os testes físicos incluem: salto vertical parado, salto vertical, supino, corrida, etc. São tiradas medidas como: altura, peso, gordural corporal, tamanho da mão, etc. Além dos testes de arremesso, como: 3 pontos, arremesso depois do drible, etc.
Apesar de esses jogadores serem observados durante toda a temporada, o Draft combine serve como um parâmetro mais próximo da NBA.
O que é o NBA Draft?
O draft da NBA acontece uma semana após a última data reservada para as finais. Ultimamente o evento vem acontecendo no Barclays Center em Brooklyn, ginásio do Nets. As equipes escolhem alternadamente de acordo com a loteria do draft.
As outras 16 equipes que se classificaram para os playoffs são posicionadas de acordo com a campanha na temporada regular. Sendo assim, a equipe com melhor campanha tem a trigésima escolha.
Conforme os jogadores são escolhidos, podem ocorrer trocas durante todo o processo. Permitindo que equipes subam ou desçam suas posições no draft de acordo com seu objetivo.