Para apostar em basquete, é essencial entender tudo que cerca o jogo. Por isso, nada melhor que começar falando sobre as principais regras e fundamentos do esporte para o caso de você não ser um grande especialista da modalidade.
Conheça sobre a história do basquete e suas regras
O basquete já foi o segundo esporte do brasileiro, mas isso acabou. Principalmente devido a falta de renovação. Assim como aconteceu diante do crescimento e do sucesso olímpico do vôlei. Talvez um, talvez outro ou quem sabe até um pouco dos dois. A verdade é que o basquete brasileiro parou no tempo e o amor pelo esporte foi diminuindo aos poucos.
No entanto, com o crescimento da NBA no Brasil, a retomada do interesse pelo esporte teve um crescimento gigantesco. Assim, na ultima metade da década, o interesse por conteúdo relacionado ao basquete e suas táticas cresceram na mesma proporção.
Dessa forma, conhecer as principais regras e fundamentos do basquetebol é essencial. Um jogo de basquete, antes de tudo é um duelo de estratégias que consegue ser tão fascinante que nem sempre a melhor equipe vence.
História do basquete
O basquete foi criado em 1891 pelo professor canadense de educação física James Naismith em Boston, EUA. A ideia do professor era criar um esporte que pudesse ser jogado em um ambiente climatizado. Desta forma, os alunos não ficariam expostos ao intenso inverno americano.
O jogo foi criado com um conjunto de 13 regras que são bastante diferentes de como o esporte é jogado hoje. Naismith, quando criou o esporte, pensou em algo que integrasse os alunos, estimulando a coletividade. O nome vem da junção de duas palavras em inglês. Onde “basket” significa cesto e “ball” bola, ou seja, “bola ao cesto”.
Basquete Universitário (NCAA)
A Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA) surge no ano de 1906 para definir as regras do esporte armador no Estados Unidos. E assim, substituir a Associação Intercolegial de Atletismo dos Estados Unidos (IAAUS) em 1910.
Essa mudança foi sugerida pelo presidente Theodore Roosevelt por estar preocupado com a aumento de lesões no futebol americano universitário. O basquete entra na grade da NCAA apenas em 1939. A final do campeonato nacional possui uma audiência maior do que a final da NBA.
FIBA
A Federação Internacional de Basquete (FIBA) foi criada em 1932. Ela é responsável por organizar os eventos a nível global. A partir dela foi criado o Campeonato Mundial masculino em 1950.
Em 1953, ocorre a primeira edição feminina. Já pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o basquete foi inserido ao calendário olímpico em Berlin no ano 1936 com masculino e, apenas em 1976, tivemos a primeira edição feminina.
NBA
A Associação Nacional de Basquetebol (NBA) surgiu em 1946 com o nome de Associação de Basquetebol da América (BAA). Sendo criada pelos donos de arenas de hóquei para continuar os lucros enquanto não dava para ter jogos no gelo.
A BAA foi a primeira liga com franquias nas grandes cidades, pois era melhor sucedida que as outras ligas que existiam no país. Em 1949. BAA e NBL se fundem formando a NBA que é conhecida hoje.
Entendendo as regras de uma partida de basquete
Um jogo de basquete é dividido em quartos ou períodos, ao total são quatro com 10 minutos de duração cada. Para vencer uma partida, uma equipe tem que pontuar mais que a outra, não existindo empate no basquete. Caso ocorra o empate ao término desses quatro períodos, o jogo vai para a prorrogação que tem uma duração de 5 minutos. Caso persista o empate novamente, teremos mais cinco minutos até que um time vença.
As partidas são supervisionadas por três árbitros. O jogo começa com um árbitro jogando a bola ao alto, um jogador de cada equipe disputa quem vai começar com a posse. Cada equipe tem um limite de cinco jogadores dentro de quadra, porém, as substituições são livres. Ou seja, o mesmo jogador pode ir para o banco e retornar diversas vezes durante a partida.
Posse de bola e pontuação
O controle de bola só pode ser realizado com as mãos e não é permitido dar mais de dois passos com as duas mãos na bola, pois isso é considerado uma violação.
A equipe que tem a posse de bola possui 24 segundos para arremessar e tentar pontuar na cesta da equipe adversária. Caso passe esse tempo e a equipe com a posse permanecer com a bola na mão, a posse vai para o time adversário. A equipe que tem a posse de bola deve passar o meio da quadra em até 8 segundos.
Existem três variações diferentes de pontuação. O arremesso livre que é cobrado com a bola parada depois de uma falta no momento do arremesso vale um 1 ponto. Os arremessos com a bola em dentro da linha de três valem 2 pontos e consequentemente os arremessos fora desta área valem 3 pontos.
Faltas e violações
Existe um limite de quatro faltas por período, pois a partir da quinta falta coletiva a equipe adversária tem direito a dois lances livres a cada falta sofrida. Existem também as faltas técnicas e antidesportivas.
A falta técnica ocorre quando um jogador ou membro da equipe técnica reclama de uma forma mais ríspida com o arbitro ou provoca a equipe/torcida adversária. Neste caso, um lance livre é concedido para a equipe adversária. Se um jogador receber duas faltas técnicas ele é excluído da partida.
Já a falta antidesportiva é caracterizada quando um jogador faz uma falta com uma força desnecessária ou uma falta em que ele não visa a bola e para o contra-ataque, por exemplo. Neste tipo de falta, a equipe adversária tem direito a dois lances livres e posse de bola.
As posições do basquete
O basquete tem cinco posições: o armador, ala-armador, ala, ala-pivô e pivô. No inicio, cada posição tinha uma função chave e pré-definida. Porém, com a revolução do jogo, vemos armadores fazendo a função de pivô e vice-versa. As vezes, durante transmissões, podemos ouvir um narrador falando em números. A posição 1 é do armador. A posição 2 é do ala-armador. A posição 3 é do ala. A posição 4 é do ala-pivô. E, por fim, a posição 5 é do pivô.
No entanto, o basquete mudou tanto com o tempo, que nem sempre temos um jogador de cada posição em quadra. Assim, é normal observarmos um time sem pivô ou jogando com mais de 1 armador. Isso que torna o esporte fascinante. Mudanças no esquema tático afetam diretamente o estilo de jogo, dificultando a leitura de jogo do time adversário.
Depois de conhecer um pouco as regras, ficou mais fácil de apostar em basquete?
Esperamos que sim. Afinal, o objetivo dessa primeira aula foi mostra as principais regras para entender o esporte. De qualquer forma, caso tenha restado qualquer dúvida, é só deixar nos comentários que respondo para você assim que possível.
Aproveite para começar a apostar em basquete e outros esportes na NetBet. Crie sua conta e não perca o incrível bônus para novos clientes em seu primeiro depósito.