Olá amigos do Clube! Sejam bem-vindos a mais um capítulo do nosso projeto Vida de Apostador. E hoje, traremos para vocês a análise do livro Trading in the Zone, de Mark Douglas.
Se você é novo nesse mundo de apostas esportivas e ainda não sabe como é a rotina de um apostador, separamos esse artigo para você. Confira!
Tranding in the Zone
O livro Trading in the Zone é considerada quase como uma bíblia para os traders do mundo todo. Também é idolatrada em diferentes setores, não apenas para os traders esportivos.
Logo de início, o autor faz questão de quebrar alguns paradigmas que os iniciantes certamente acreditam. Deixa claro, por exemplo, que não há uma verdade absoluta. Portanto, não existe um caminho “certo” a ser seguido de forma padronizada por todos os traders. E não há garantia que padrões tragam resultados parecidos.
Mark Douglas deixa bem claro a necessidade de uma estratégia que esteja alinhada à sua forma de pensar. Que lhe permita atuar no mercado de maneira confortável.
A mentalidade
Alinhado à necessidade de ter uma estratégia, também afirma ser necessário que a sua mentalidade esteja madura e suficientemente pronta para o trading. O nosso comportamento, de acordo com o autor, é tão ou mais importante que nossa capacidade de análise técnica.
Abordando a mentalidade com uma análise mais aprofundada, Mark Douglas escancara alguns pontos que todo trader, seja iniciante ou experiente, se depara ao longo da caminhada.
Pontos como o deslumbramento após um ganho excessivamente alto, a intenção de recuperar prejuízos, o risco de entrar no mercado, os problemas na vida pessoal e como isso influencia em seu trabalho, dentre outros.
“O objetivo é estar livre de preocupações para que, ao surgir um padrão de ação, não haja hesitação. O trade é iniciado e finalizado com o manejo de risco controlando todo o resto.” – Mark Douglas
O mercado
Após abordar a mentalidade, o autor Mark Douglas fala sobre o mercado e suas infinitas variações. Novamente, ele deixa bastante claro que não há uma verdade, uma forma única ou um padrão sempre vencedor de trabalho.
O mercado se comporta de formas diversas e distintas, sendo impossível prever com 100% de acerto qualquer ocorrência. Mas pode-se se utilizar das probabilidades para tomar decisões.
A capacidade de avaliar essas probabilidades dependerá de cada trader. Alguns dos fatores que favorecem o trader são: a experiência de mercado, a mentalidade forte, a capacidade técnica e o foco.
Por isso, Mark Douglas insiste que o trader deve chegar ao ponto de se sentir confortável, tranquilo e confiante em seu trabalho. Mesmo em dias ruins. Pois, a longo prazo, o bom trader sabe que aquelas sementes de boas atitudes se tornarão bons frutos.
O capítulo final, “Pensar como Trader”, vale uma menção especial. É nesse capítulo que demonstra e aborda algumas boas práticas. Posteriormente, apresenta exercícios para moldar sua mente, para que se transforme em uma mente de um trader de sucesso.
“Os traders profissionais alcançam um conjunto único de atitudes que lhes permitem manter disciplinados, concentrados e acima de tudo confiantes, apesar das condições adversas.” – Mark Douglas
Conclusão
Portanto, o livro “Trading in the Zone” realmente cumpre o que promete e traz grandes lições para o trader. Entender que o mercado é soberano e ter a característica de adaptabilidade no mundo do trading, para obter sucesso, é essencial.
Assim como é necessário que seu plano mental esteja alinhado e bem maduro. Isso impedirá atitudes intempestivas e sem critério, para buscar um ganho maior ou a recuperação de uma perda. Excelente leitura!