O Lay Draw é uma estratégia utilizada em diversos jogos, onde se identifica uma grande probabilidade de gols, podendo assim efetuar o cash-out quando o jogo estiver desempatado.
O que é Lay The Draw (LTD)?
Lay The Draw (apostar contra o empate) como estratégia plana, consiste em abrir uma aposta contra o empate e aguardar que haja um gol desempatando o encontro, fazendo com que a probabilidade de haver um empate diminua, e dessa forma o mercado se desvalorize e a aposta possa ser fechada com lucro.
Estar a favor do gol de qualquer uma das equipes é talvez a característica mais atraente da estratégia Trading na Betfair “Lay The Draw”. Afinal, à primeira vista, em qualquer situação onde uma das equipes vence, o empate está mais distante. Mas será que isso é verdade?
Fala-se muito da estratégia e das suas mil e uma variações e proteções nos mercados Under, nos mercados dos resultados pares, minuto de gol e no que mais for possível. Mas à longo prazo, isto é rentável? Ao levantar esses questionamentos, chegamos à algumas conclusões e vamos compartilhar com vocês.
Qual é o tipo de jogo ideal para o Lay The Draw
Primeiramente dividimos os jogos em 3 tipos. São eles:
- Superfavoritos
- Favoritos
- Equilibrados
Em superfavoritos, o LTD só é rentável quando o primeiro gol é da melhor equipe. Caso o gol seja da “zebra”, o mercado do empate desce, ao invés de subir, porque se a zebra marca, o empate é mais provável do que antes, concorda?
Existem, portanto, três possíveis situações: gol do Superfavorito, gol da zebra e nenhum gol. Você só terá lucro na primeira situação.
Nos jogos onde há um favorito podem haver as mesmas situações: gol do favorito, gol da zebra e nenhum gol. A diferença aqui é que quando o primeiro gol é da zebra, geralmente o mercado não sofre grandes oscilações (nem pra baixo, nem pra cima). Com o gol do favorito, você terá ganhos razoáveis, e prejuízo em caso de não haverem gols.
Em jogos equilibrados, qualquer gol serve. Você lucra em gol de qualquer uma das equipes, mas perde dinheiro muito mais rápido quando não há nenhum gol. Em jogos com esse padrão, mesmo havendo o 1×0 ou 0x1, você não vai ganhar muito, pois como o jogo é equilibrado, mesmo com o resultado ímpar, ainda há uma boa probabilidade de haver o empate.
Lay The Draw é uma estratégia trading ou punting?
Podemos dizer que nem um, nem outro. Não é punting, porque a intenção não é aguardar o fim da partida para ganhar ou perder. Mas também não é trading, porque basicamente você aposta que o jogo não vai estar empatado em alguma altura para aí fazer o trade e negociar “à um preço alto, aquilo que comprou à um preço baixo”. Existe aí uma completa dependência de um fator externo, que é o gol da equipe que lhe favorece.
A nossa opinião é que para o trading, se depois de entrar no mercado o lucro ou o prejuízo depende muito mais de fatores externos do que de você (das suas análises de mercado e jogo, das suas entradas e saídas do mercado), as chances de as coisas não correrem bem crescem a cada lance desperdiçado, a cada paralisação da partida e a cada minuto que passa, por exemplo.
O Clube da Aposta já tem mais de 10 anos de mercado e oferece muito conteúdo gratuito para que você possa aprender sobre o trading esportivo. Um deles é o Curso Introdução ao Trading Esportivo. Clique no botão abaixo para se cadastrar no treinamento e começar a aprender agora mesmo:
Apostar contra o empate vs. outras estratégias
Separando os jogos nos 3 tipos, Superfavoritos, Favoritos e Equilibrados, percebemos que podemos comparar o LTD com outras estratégias utilizadas em cara tipo de jogo. No caso dos Superfavoritos, perceba que você só ganha, caso o Superfavorito marque o gol. Ou seja: é o mesmo que o Back ao Superfavorito!
Vale a pena fazer o LTD nessas condições?
Depende! Faça o cálculo de quanto o Lay Draw te paga, e quanto o Back te paga. Certo é, que em back você consegue controlar muito mais a subida da Odd, podendo fechar o back nos momentos de subida, e voltando a entrar mais acima, aumentando o possível lucro e reduzindo os prejuízos. Conclusão: neste caso, na imensa maioria das vezes, não vale a pena!
Nos jogos com favoritos, precisamos do gol da teórica melhor equipe para lucrar e diferentemente dos Superfavoritos, o gol da zebra não altera em muito a Odd do empate. Perceba que aqui, a situação favorável (gol do favorito) paga também em Back ao Favorito, e em Lay à Zebra. Em Back ao favorito, o lucro certamente será maior do que em LTD, porém, a possibilidade de não haver gol, ou de haver gol contra a sua posição aumenta em muito o risco dessa operação. Em Lay à zebra, você pode ganhar com o empate e com o gol do Favorito, porém, certamente o seu investimento será maior caso queira obter o mesmo lucro.
Vale a pena fazer o LTD em jogos de Favoritos?
Se o que se passa em campo é um massacre do Favorito, o back à ele te paga muito mais do que o LTD, então há que se fazer um cálculo de risco x recompensa. Você ganha mais com o gol do favorito, e perde mais com o empate e o gol da zebra. Em comparação ao Lay à zebra, podemos dizer que à longo prazo vale muito mais a pena estar contra a pior equipe somente em momentos de oscilação de Odd’s, ganhando menos, mas com maior segurança e também com maior frequência. O Lay à pior equipe nos coloca à favor de duas situações e são elas: gol do favorito e empate.
Agora digamos que o que acontece é o contrário, ou seja, a melhor equipe em campo é a zebra. Se você faz Lay Draw acreditando no gol da zebra, sua estratégia lhe pagará muito pouco para um risco grande. A teórica pior equipe pode demorar à marcar, fazendo com que você perca mais e mais dinheiro enquanto ela não faz o seu gol e na melhor das hipóteses, caso o gol apareça logo no início da partida, você não vai ganhar muito. Ou seja, grande risco, para pouca recompensa. Se quem domina a partida é a zebra, que tal fazer um lay ao favorito? Você pode ficar exposto apenas em momentos de oscilação de Odd, diminuindo a exposição, o risco, e potencializando os lucros. Ou seja, LTD nesse caso não vale a pena.
Em uma terceira situação, imagine que há um jogo com um claro favorito, mas que ao inicio da partida é muito difícil, ou até impossível identificar a equipe mais provável à marcar. É aquele tipo de jogo em que você fica quase louco, sem saber o que fazer. Nessa situação, talvez, e dizemos T-A-L-V-E-Z apostar contra o empate seja rentável. Quando existe esse tipo de situação, recomendamos que você fique fora do mercado, ao invés de procurar aquilo que não se encontra: prever jogos imprevisíveis.
E apostar contra o empate em jogos Equilibrados?
Jogos equilibrados são aqueles onde geralmente há uma situação muito parecida com o que descrevemos no último parágrafo sobre os favoritos. É difícil ou até impossível chegar à um veredito sobre qual a melhor equipe em campo, então, não há como bater o martelo e dizer qual a posição certa à se tomar no mercado. A pergunta que deve ser feita é:
Se eu não sei o que fazer, eu devo fazer alguma coisa?
No nosso entendimento, não! Não é por não conseguir identificar o mais provável em uma partida que se deve ficar à favor de “tudo”. Aliás, esse é um dos grandes problemas do LTD. Os apostadores e traders iniciantes acham que fazendo Lay ao Empate estão a favor de qualquer situação, pois uma das equipes deve marcar, então não precisamos nem dizer né pessoal, estamos falando de futebol, um esporte onde tudo pode acontecer, inclusive um 0x0 em um jogo cheio de oportunidades, o que levará toda a sua stake para o ralo. Quem já aplicou ou aplica a técnica possivelmente vai dizer: mas eu posso fechar aos 70′. Sim, você pode fechar a posição aos 70 minutos perdendo uma grande parte da sua Stake como por exemplo, mais de 50% dela, e caso o gol saia nos últimos 20 ou 25 minutos, não ganhará nada.
E as proteções?
Seguramente, se você aplica determinada estratégia e precisa se proteger caso não aconteça o que você prevê, sua técnica não tem valor esperado positivo à logo prazo. Proteção no 0x0, no under 3.5 ou 2.5, minuto de gol ou o que mais você quiser, vai tirar parte do seu lucro quando as coisas correrem bem e reduzir uma parte menor do prejuízo quando as coisas correrem mal.
As proteções foram desenvolvidas quando o mercado (as Odds) não era justo como é hoje. A partir do momento em que as cotas para cada acontecimento foram se tornando cada vais mais justas e adequadas à verdadeira probabilidade de cada acontecimento, técnicas planas como o LTD, com ou sem proteção, foram perdendo cada vez mais a sua eficácia.
Não perca seu tempo com proteções. Se você percebe que o jogo está “morno” e que há uma boa probabilidade de terminar 0x0, verifique prováveis descidas do mercado 0x0 no Correct Score, ou no Under 0.5 e faça seus backs. Caso o jogo tenha mudado de figura, você pode efetuar o cash out, ou mesmo deixar aquilo como freebet e trabalhar outros mercados e caso o jogo termine sem gols, tirar uma ótima rentabilidade do 0x0.
Existe outra situação onde posso apostar contra o empate?
Sim! Existem situações onde o LTD se mostra muito vantajoso, especialmente na segunda etapa do jogo e em seus momentos finais. Se você já tem uma boa rentabilidade em uma partida, o jogo está empatado e com claras chances de gol para ambas as equipes, o Lay ao Empate é uma ótima opção de investimento.
Mesmo em jogos com superfavoritos, o gol da zebra pode pagar bem, pois com o fim da partida se aproximando, a probabilidade de haver um empate é cada vez menor, e não maior, como no inicio do jogo.
Além da situação favorável onde “qualquer gol paga”, ao fazer Lay Draw na etapa final e nos minutos finais, a Odd em questão será muito mais baixa em comparação àquela no inicio da partida, fazendo com que o seu investimento precise ser menor, para um possível lucro maior.
As considerações finais sobre o Lay Draw
É importante dizer aqui, que o artigo e as considerações do vídeo são baseados nas experiências vividas por mim, Roberto, e que esta é uma opinião minha sobre a técnica. Apliquei o LTD e suas mil e uma variações no começo da minha trajetória, e posso dizer com toda a certeza que se aplicada como técnica plana ela não tem VE+ a longo prazo. Quando comparo o LTD com as diversas técnicas e estratégias que podem ser adotadas em cada situação, vejo uma enorme desvantagem do Lay The Draw. É de consenso entre os traders mais experientes que não existe nenhuma técnica plana rentável à longo prazo e esta é uma delas. LTD é uma receita de bolo que dava certo a alguns anos atrás, porque o mercado dispunha de todos os ingredientes para que as coisas corressem bem na maioria das vezes.
Hoje já não é mais assim. O mercado não tem mais toda aquela fartura que tinha a um tempo atrás. Sobrevive quem se adapta. Faço lays ao empate quando necessário e quando identifico situações favoráveis ao gol de qualquer uma das equipes, quando qualquer uma delas pode marcar um gol a qualquer momento e, somente quando, a recompensa por aquilo que estou fazendo é maior do que o risco envolvido na operação. Dessa forma, consigo ser rentável à logo prazo com o Lay The Draw. Não como uma técnica plana, mas como uma das entradas possíveis em um leque de opções.
Procurando novas técnicas de trading esportivo?
Se você pretende se especializar ainda mais no trading e ir além das técnicas planas como o Lay Draw – que possuem um período curto de vida -, o nosso curso avançado pode te ajudar.
Hoje, são mais de 50 aulas de trading esportivo com gráficos, vídeos e explicações que vão ensiná-lo a fazer as melhores leituras do jogo e saber quando entrar e sair do mercado.
Clique no banner abaixo para saber um pouco mais sobre o nosso curso de trading avançado sem qualquer compromisso.