Além de possuir o melhor campeonato do mundo, a NBA também possui a liga com mais jogos. A fim de proporcionar um calendário mais longo e, consequentemente, obter um lucro maior, a principal competição do planeta possui 82 jogos durante a temporada regular. Esse número de partidas surgiu na temporada de 1967-68, quando duas novas equipes entraram na liga.
Ainda que existam pessoas que são contra o alto número de jogos, é bem improvável que ocorra alguma alteração. O calendário se torna ainda mais pesado para as equipes que se classificam para os playoffs. Uma equipe campeã joga no mínimo 98 jogos na temporada, podendo se estender até 110 jogos.
As equipes da NBA
Hoje, a NBA possui um total de 30 equipes divididas em duas conferências. A última adição de um time na NBA foi na temporada 2014-2015, quando a franquia Charlotte voltou a ter uma equipe. Desde então, nenhuma equipe foi adicionada na liga.
Existem conversas para expandir o número de equipes para 32, visto que a NBA tem muito interesse em ter uma equipe do México e uma nova equipe em Seattle. Por enquanto, no entanto, são apenas especulações.
Cada equipe pode ter no máximo 15 jogadores. Destes, apenas 13 podem estar disponíveis para uma partida.
Conferências
A NBA é dividida em duas conferências com 15 equipes cada: leste e oeste. A divisão é feita de acordo com a posição geográfica de cada equipe, tentando buscar a melhor logística para as equipes.
Conferência Leste
A conferência leste possui uma certa vantagem em relação a conferência oeste quando pensamos em logística. As equipes desta conferência ficam mais próximas uma das outras e, consequentemente, possuem um desgaste menor.
Entre as dez equipes que mais se deslocam na liga, apenas três são do Leste. Por exemplo, o Cavaliers que é a equipe que menos se desloca na liga, possui 18.000 km a menos que o Warriors, que é a equipe que mais se desloca.
O leste é dividido em três divisões com cinco equipes cada. Divisão do Atlântico, Central e Nordeste.
Conferência Oeste
É bem verdade que o oeste leva a pior na logística. Das 19 equipes que mais viajam, 15 são do Oeste. O que de fato faz uma grande diferença para a reta final da temporada, principalmente, nos playoffs. Porém, apesar desta questão, o oeste vem com larga vantagem em títulos. Nesta década, o oeste possui o dobro de títulos em relação ao leste.
O oeste é dividido em três divisões com cinco equipes cada. Divisão do Pacífico, Noroeste e Sudoeste.
Calendário
A temporada da NBA pode ser dividida em alguns momentos chaves. Com a finalidade de garantir uma maior organização para os times, a “free agency” se inicia no primeiro dia de julho. A free agency é o período em que as equipes podem negociar com aqueles jogadores que não possuem contratos. Passado esse período, a pré-temporada da NBA começa no fim de setembro e vai até inicio de outubro. A pré-temporada tem como objetivo a apresentação do elenco e os treinamentos para a temporada regular.
Com a mudança recente do calendário da NBA, o inicio da temporada regular passou para outubro. Assim, as equipes possuem menos jogos em noites seguidas, o que é desgastante e afeta a qualidade do jogo em si. Assim sendo, a temporada regular se estende até o inicio de Abril.
Por fim, temos o início da pós-temporada ou, como é usualmente chamado, os playoffs. Nesta temporada 2018-19, ela se iniciou dia 13/04 e pode se estender até a segunda semana de junho, dependendo de quantos jogos teremos na final.
Confrontos da temporada regular
Como foi dito no inicio do nosso texto, a NBA possui 82 jogos durante a temporada regular. Contudo, como é feita está divisão? Bom, cada equipe joga 41 jogos dentro de casa e 41 jogos fora de casa. Para melhor entendimento, vamos separar a divisão.
- 4 jogos contra rivais de divisão. Como são 4 rivais, da um total de 16 jogos (4×4 = 16).
- 4 jogos contra 6 rivais de conferência, dando um total de 24 jogos (6×4 = 24).
- 3 jogos contra 4 rivais de conferência, dando um total de 12 jogos (3×4 = 12).
- 2 jogos contra rivais de conferência oposta. Como são 15 equipes em cada divisão, temos um total de 30 jogos (15×2).
Então, assim é feita a distribuição de jogos de cada equipe em uma temporada.
Playoffs
Após o término da temporada regular, as 8 melhores equipes de cada conferência se classificam para os playoffs. Cada série é decidida em uma melhor de 7 jogos sendo divididos no formato 2-2-1-1-1, sendo a equipe com melhor mando, jogando mais jogos dentro de casa.
O chaveamento da primeira rodada de cada conferência é feito da seguida forma:
- 1° colocado x 8° colocado
- 2° colocado x 7° colocado
- 3° colocado x 6° colocado
- 4°colocado x 5° colocado
Consequentemente, o chaveamento para as semifinais:
- Vencedor do 1°x 8° vs vencedor do 4° x 5°
- Vencedor do 2° x 7° vs vencedor do 3° x 6°
Após as semifinais temos as finais de conferência e, por fim, a final da NBA entre os campeões de conferência.